Cartafina reverterá valor de reajuste para projeto da saúde

O vereador Franco Cartafina, do PHS de Uberaba (MG), votou contra o reajuste de 11% do salário dos vereadores, mas o projeto foi aprovado em março do ano passado. Cartafina abriu mão do valor e mesmo tendo sido reeleito e sendo o mais votado nas eleições de 2016 mantém a coerência e continua sem receber.

A intenção do parlamentar ao recusar o reajuste era revertê-lo para uma instituição filantrópica, mas era ano eleitoral e a legislação desaconselhava procedimento desta natureza.

O ano eleitoral passou e, agora, Franco decidiu que destinará o valor correspondente ao reajuste integralmente para o Projeto Vi-Ver, mantido em parceria com o oftalmologista Leonardo Fernandes, do Instituto de Olhos de Uberaba (IOU), que realiza cirurgia gratuita de catarata em idosos de baixa renda. Já foram operados 150 olhos, dentre 300 avaliações realizadas.

O vereador explica que o projeto busca os pacientes nos postos de saúde junto aos profissionais dos Programas de Saúde da Família (PSFs), o que tem zerado a demanda de cirurgia de catarata em algumas unidades, reduzindo assim a fila eletrônica do SUS. Os beneficiados são os idosos há mais tempo aguardando na fila pela cirurgia. “Fico feliz de podermos ajudar, fazendo com que esses idosos tenham mais qualidade de vida voltando a enxergar plenamente”, frisa o vereador. 


 

Deixe uma resposta