Deputado Diego Garcia acompanha sessão de cinema com 150 recuperandos

Mais de 150 recuperandos de nove comunidades terapêuticas assistiram, nessa segunda-feira (22), uma exibição especial do filme Whiplash – em busca da perfeição, no Cinemark de Londrina, no Paraná. Alguns acompanharam uma sessão de cinema pela primeira vez. A iniciativa faz parte do projeto da Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades Terapêuticas, Acolhedoras e APAC's, em parceria com as empresas Motion Picture Association (MPA) e Cinemark.

Segundo o deputado federal Diego Garcia (PHS-PR), o objetivo do projeto é, além da inclusão social dessas pessoas, proporcionar entretenimento e cultura a elas. Os participantes são internos das seguintes comunidades: São Pio de Pietrelcina, de Bandeirantes; Comunidade de Assistência aos Dependentes de Drogas (CAAD), de Jacarezinho; Comunidade Feminina de Assistência às Dependentes de Drogas (COFADD), de Jacarezinho; Centro de Recuperação Vida Nova (CERVIN), de Rolândia; Comunidade Fazenda da Esperança, de Ibiporã; Associação Missionária Recuperando Vidas (AMIREV), Londrina e Ibiporã; Comunidade Renascer na Serra, de Mauá da Serra; Comunidade Francisco Pró-Vida, de Santo Antônio da Platina; e Comunidade Novo Tempo, de Rolândia.

Para o diretor geral da MPA, Ricardo Castanheira, o curta, que recebeu o prêmio de melhor curta-metragem do Festival de Sundance de 2013, passa uma mensagem muito positiva para a fase em que os internos vivem atualmente. "Essa tarde de diversão ficará marcada na história dos recuperandos. Foi uma honra participar desse momento da vida de cada um deles. O cinema é uma forma de ajudá-los a ultrapassar barreiras e se superarem. É essa a mensagem do Whiplash – em busca da perfeição. O filme conta a história de um jovem baterista que quer se tornar o melhor do mundo. Para ser bom em qualquer coisa é preciso sofrer e se dedicar”, destacou.

Para a funcionária da Comunidade de Assistência aos Dependentes Químicos (CAAD), Daniele de Souza Lobo, a iniciativa contribuiu com a ressocialização dos internos. “Ao todo 21 internos e quatro funcionários participaram da sessão. Foi uma oportunidade para alguns deles verem o mundo novamente, após seis meses de tratamento”, comentou.

A sessão de cinema especial teve ainda pipoca e refrigerante gratuitos para todo mundo. “Para nós foi um privilégio, com a ajuda do Cinemark, e, em especial, com o trabalho dedicado e muito empenhado do deputado Diego Garcia, oferecer essa experiência aos recuperandos, especialmente, para aqueles que assistiram a uma sessão de cinema pela primeira vez”, ressaltou Castanheira.

De acordo com a assistente social da Comunidade São Pio de Pietrelcina, de Bandeirantes, Cristiane Maria Germano, cerca de 50 internos participaram da sessão. “Temos várias atividades de reinserção social desenvolvidas na comunidade, mas essa é totalmente inédita e contribuiu com a reintegração dos residentes”, contou.

 

Deixe uma resposta