Identidade visual reformulada marca nova fase do PHS

Mais limpa e objetiva visualmente, a logomarca que define a nova fase do PHS busca a unificação de sua imagem em todo o Brasil. Para o presidente Nacional do PHS, Eduardo Machado, é um importante passo para apresentar a nova cara da sigla. "O partido completou 18 anos em 2015 e essa maturidade merecia uma mudança visual. A ideia era tomar o cuidado para preservar boa parte da construção da identidade, mas fazendo mudanças que consideramos importantes para uma imagem mais objetiva", afirmou Eduardo.

Para colocar o projeto em prática, uma agência especializada em criação foi contratada. Ygor Castro, da Gruta Criativa Comunicação, conta que mudar a marca e a identidade do PHS foi um desafio abraçado com muito prazer.

“Foram meses de muito trabalho, de muito debate, vários protótipos, dos mais sóbrios aos mais ousados, até que chegamos a um consenso em torno de uma marca jovem, forte, icônica e marcante, que muito nos agradou e que foi abraçada pelo partido, marcando a apresentação do PHS como alternativa forte para o futuro do Brasil”, afirmou Castro.

Idealização

Partindo do princípio da nova política feita pelo PHS, a equipe da agência pensou a nova logomarca para uma representação política de ideias, de bandeiras, de sentimentos da sociedade civil.

“Buscamos preservar na nova marca a essência do PHS. E nada representa mais o humanismo e o solidarismo que a sigla partidária. Houve também um intenso debate acerca da manutenção ou não da abelha, mascote na composição da marca. Buscamos de várias formas adaptá-la ao novo conceito, inclusive buscando novos mascotes, mas, no fim, o consenso geral foi de que o momento de amadurecimento do partido não deixava mais espaço para a complexidade de um mascote”, garantiu Castro.

Cores

No processo de seleção das cores, Castro conta que buscou preservar alguns elementos da identidade antiga. “Excluímos apenas o azul por entender que o conjunto cromático não era harmônico. Quanto às outras cores, substituímos o vermelho pelo rosa grená e o amarelo pelo laranja, um conjunto de cores muito agradável e de vasta aplicação”.

Ele lembra que o rosa grená simboliza a seriedade e a sobriedade necessárias para o desenvolvimento da atividade política e o laranja representa a coragem e a garra da jovialidade de um partido com ideias novas e um novo projeto de futuro para o Brasil.


Traços

Na composição gráfica da nova marca, a agência usou as ideias de avanço, desenvolvimento e progresso. “As cerdas que precedem a sigla simbolizam isso e mais as novas ideias e o impulso avante e acima em direção ao futuro, guiados pela direção partidária, pelos agentes políticos e pela militância”, finaliza Castro.
Durante a Plenária Nacional, a marca foi apresentada aos solidaristas e os primeiros kits foram entregues para que todos pudessem visualizar a aplicação da nova identidade visual do PHS. Os participantes receberam também um pen drive com os manuais de aplicação da marca.

**Todo o material está disponível no site do PHS, neste link, no canto superior direito do site do PHS.

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