Macaco Tião é candidato a deputado federal pelo PHS

O Macaco Tião foi lançado como candidato a deputado Federal em 12 estados e pretende se eleger com base no voto de protesto. A ideia foi do publicitário Tiago Adaldo, de 27 anos, que resolveu continuar nas urnas o protesto das ruas “Vimos a real necessidade de ocupar o poder de verdade e nos organizamos politicamente para isso”, explica.

A inspiração veio do caso Tião – um macaco do zoológico do Rio de Janeiro que foi um personagem de destaque das eleições de 1988, recebeu mais de 400 mil votos, nominais, nas cédulas de papel – e do Movimento  5 Estrelas, na Itália, nascido em 2009 e apadrinhado pelo comediante Beppe Grillo, que colocou cidadãos comuns no poder usando a internet. Nas eleições  de 2013 para o Parlamento Italiano, o movimento obteve 26% da Câmara de Deputados e 24% do Senado.

Também é focado na internet, rede sociais e whatsapp que o Macaco Tião do PHS está fazendo sua campanha.

O projeto foi abraçado pelo PHS e a ideia é também eleger pessoas da comunidade, sem experiência política. Com apenas uma exigência: todos os 12 candidatos escolhidos nos estados participaram de alguma forma das manifestações de 2013.

Em todos os estados o número do Macaco Tião será 3 171, também como alusão ao protesto.

Clique aqui para acessar a página do personagem no Facebook
 

Deixe uma resposta