Número de eleitores que moram no exterior aumentou em 76%

De acordo com as estatísticas do eleitorado brasileiro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), houve um crescimento de 76,75% no número de eleitores que residem no exterior. Eles estão distribuídos 118 países. Em 2010, eram 200.392 eleitores registrados no exterior e, em 2014, esse número subiu para 354.184.

Segundo o ministro Dias Toffoli, presidente do TSE, esse aumento ocorreu em razão de uma aproximação maior da Justiça Eleitoral com o Itamaraty para ampliar a possibilidade de voto no exterior. Além disso, o TSE promoveu campanha de incentivo ao voto nos canais de televisão brasileiros presentes em outros países.

Voto em trânsito no Brasil

O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral terá mais opções de cidades para votar em trânsito nestas eleições. São 92 cidades distribuídas nas 27 Unidades da Federação. Em 2010, essa possibilidade ficou restrita às capitais.

Para votar em trânsito, o eleitor deve comparecer a qualquer cartório eleitoral munido de seus documentos pessoais e informar a cidade em que estará no dia da eleição. O prazo para fazer esse comunicado vai até o dia 21 de agosto.

Deixe uma resposta