“O deputado Dr. Jorge Silva (PHS/PE) apresentou o projeto de lei nº PL 4549/2016, que obriga seguradoras a arcarem com custos de acidentes causados por fenômenos da natureza. De acordo com o projeto do deputado capixaba, os contratos de seguro de automóvel deverão indenizar os danos causados por conta de fenômenos da natureza, como tempestades, chuvas de granizo, enchentes, desmoronamentos, deslizamentos, queda de árvores etc.

Nos contratos atuais, na opinião do deputado, “as seguradoras ganham nos dias ensolarados e calmos, mas se recusam a prover segurança nas intempéries e tormentas”. Segundo Dr. Jorge Silva, a cobertura deve ser obrigatória mesmo que os eventos naturais sejam extensos e requeiram grande esforço financeiro das seguradoras, uma vez que as empresas têm mais condições de enfrentar essas situações excepcionais do que os segurados, de acordo com o parlamentar.

Em São Paulo, em 2015, ocorreram 3231 casos de quedas de árvores na cidade. Em apenas um dia, a combinação de ventos fortes e chuva de granizo da segunda derrubou 177 troncos na região metropolitana, em maio de 2016. Para proteger o automóvel contra esse tipo de acidente, atualmente é necessário contratar um seguro com cobertura total do veículo.

Essa modalidade de contrato indeniza o condutor por furto, roubo, colisões e incêndio, além de proteger o motorista contra prejuízos causados por danos provocados por fenômenos da natureza.

Projeto de Dr. Jorge Silva beneficia clientes de seguradora