Projeto de Mauro Carlesse prioriza jovens e primeiro emprego

Foi encaminhado a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), da Assembleia Legislativa do Estado, na manhã desta terça-feira (14), Projeto de Lei N° 348 de novembro de 2016, de autoria do deputado estadual Mauro Carlesse (PHS), que reserva vagas para o primeiro emprego nas empresas prestadoras de serviços ao Estado do Tocantins, assim como nas concessionárias e permissionárias de serviços Públicos Estaduais.

Todo jovem almeja sua inserção no mercado de trabalho, a inclusão no âmbito profissional proporciona crescimento, aprendizado, autoconfiança e, principalmente, responsabilidade profissional e pessoal. E como se vê, na maioria das vagas de emprego vem acompanhada do aviso: exige-se experiência. O jovem, entretanto, sofre com este pré-requisito. Carlesse diz que o objetivo do projeto de lei é promover a inclusão social dos jovens por meio do mercado de trabalho, e, é através do trabalho que ajudamos os jovens a obterem autonomia e emancipação. Muito jovens têm se demonstrados inseguros quanto ao ingresso no mercado de trabalho. Um dos motivos é alta concorrência.

Este Projeto de Lei, determina que, no mínimo, 10% (dez por cento) das vagas das empresas prestadoras de serviços ao Estado do Tocantins, sejam destinadas ao primeiro emprego. Hoje o comercio é o setor que mais emprega e chama atenção dos jovens que querem iniciar no mercado, pois não é exigida uma qualificação tão grande. É uma oportunidade dos jovens se projetar no mercado de trabalho, e buscar alternativas além das necessidades de estar empregado.

Deixe uma resposta