Solidarista será relator de projeto sobre Síndrome de Down

O deputado federal Kaio Maniçoba (PHS-PE) será o relator do PL 8189/2014 (origem PLS 377/2011), do Senado Federal, que institui a semana nacional de ações públicas e sociais no campo da Síndrome de Down.

“Teremos mais visibilidade focada na pessoa portadora de Down, por meio de promoções dos órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação de políticas públicas voltadas à pessoa com a Síndrome de Down. O que ampliam-se as comemorações em torno do dia 21 de março já celebrado, mundialmente, como o dia da Síndrome de Down.

O deputado solidarista se disse orgulhoso em defender projetos de inclusão e que promova a quebra do preconceito. “Muita gente não sabe porque o dia 21 é dedicado a essa causa. Diz respeito a trissomia do cromossomo 21, isso significa que as pessoas que possuem a Síndrome de Down possuem três cromossomos número 21. Não é uma doença e sim uma alteração genética. Essa alteração determina algumas características físicas e dificuldades em absorver conhecimentos, mas esses indivíduos podem, igualmente, estudar e trabalhar”, lembra.

O parlamentar pernambucano relatou que o primeiro jovem com síndrome de Down formado em Turismo no Brasil é de seu estado e acaba de ingressar no mercado de trabalho. “Bruno Ribeiro, 22 anos, vai atuar a partir do próximo mês na Secretaria de Turismo do Estado. O recém-formado vai trabalhar no setor de reestruturação e planejamento de turismo”.

Kaio Maniçoba afirmou que a intenção é avançar ainda mais no tema e dar oportunidades para quem convive com a síndrome. “Tenhamos determinação para prosseguir com essa luta”, finalizou.
 

Deixe uma resposta