TSE disponibiliza dicionário de verbetes e curiosidades eleitorais

Você sabe o que significa degola, elegibilidade, fileiro, impugnação, lei do terço, pluripartidarismo? O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) disponibiliza aos eleitores e políticos um dicionário online que facilita a compreensão de verbetes eleitorais.

O Glossário Eleitoral Brasileiro dispõe de mais de 320 verbetes de termos usados pela Justiça Eleitoral, com informações históricas e referências. O serviço pode ser acessado no Portal do TSE na internet.

Com o Glossário Eleitoral Brasileiro, o TSE divulga para a população conceitos, definições, referências doutrinárias e informações históricas sobre os sistemas e processos eleitorais brasileiros.

Outro objetivo do Glossário é divulgar informações sobre a Justiça Eleitoral para conscientizar eleitores e futuros eleitores sobre a importância do voto e o valor de sua participação, como cidadãos, na vida política do país. O Glossário foi desenvolvido pela Seção de Legislação da Secretaria de Gestão da Informação do TSE.

Seleção de verbetes

Os verbetes do Glossário Eleitoral foram selecionados a partir dos critérios de espacialidade (processo eleitoral brasileiro, história das eleições e do voto no Brasil), temporalidade (termos históricos e termos utilizados no processo eleitoral, da convenção à diplomação) e tematicidade (expressões ou termos eleitorais,vocábulos indicativos de procedimento/ação que apresentem aplicação específica na área eleitoral ou necessários ao esclarecimento do processo eleitoral e termos ou expressões consagrados pelo uso popular pertinentes ao período eleitoral).
 

Clique aqui e acesse o Glossário  do TSE

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta