Vereador do PHS integra rede de ação politica nacional

O vereador Franco Cartafina Gomes (PHS), de Uberaba (MG), foi escolhido para integrar o projeto Líderes RAPS – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade, que contou com a participação de mais de 1200 candidatos de todo o país. Franco está entre os que reúnem as qualidades que compõem o perfil de líderes desejado: vocacionado a atuar diretamente na política institucional, com potencial para postular ativamente em processos eleitorais, comprometido com a ética, a transparência, e os valores e princípios da sustentabilidade.

Franco se inscreveu porque a rede busca o que as pessoas esperam da política atualmente prezando a ética, a transparência, a retidão. “Tem muito a ver com a forma com que eu tenho exercido o meu mandato, com coerência e também tendo como pilar a sustentabilidade”, observa.

Todos os líderes RAPS têm mandato. O prazo para inscrições foi encerrado no fim do ano passado constando de diversas perguntas objetivas e dissertativas respondidas no site. Os inscritos falaram sobre a própria trajetória respondendo extenso questionário. Depois de avaliação, os selecionados foram chamados para uma segunda etapa: entrevista de aproximadamente 20 minutos pelo telefone com alguns diretores da RAPS, e outros questionamentos durante audioconferência. O resultado foi divulgado no dia 31 de janeiro. “Saiu a nossa aprovação competindo com mais de 1200 inscritos de todo o Brasil. Ficamos entre os 56 selecionados para fazer parte da rede.”

Franco acredita que será muito positivo porque a rede busca a excelência de pessoas que querem fazer uma política nova, uma política decente, realmente em prol do coletivo, e defendendo todos os princípios éticos que devem nortear a política. “Uma política diferente de tudo o que está sendo colocado hoje causando tantos problemas, além de ser uma grande oportunidade para troca  de experiências”, frisa. A RAPS, segundo o vereador, oferece aos escolhidos um suporte em vários segmentos que podem aprimorar as qualidades e as capacidades deles durante o exercício do mandato.

A RAPS contribui para o aperfeiçoamento do processo político e da democracia brasileira na medida em que identifica e estrutura uma rede de lideranças alinhadas em princípios e valores e, fundamentalmente, comprometidas e engajadas com a construção de um país mais justo, próspero, democrático e sustentável.

Está entre os objetivos da RAPS, contribuir para o aperfeiçoamento do processo de identificação, atração, formação e renovação de lideranças políticas no Brasil para ampliar o número de lideranças políticas com mandato, comprometidas com a defesa dos valores e princípios da ética, da transparência e da sustentabilidade, expressos no Código de Ética da rede. “A RAPS tem como ponto crucial que seus líderes sejam eleitos, reeleitos e alcancem espaços maiores nas eleições subsequentes. Significa dizer que essa turma estará preparada com todos os elementos para participar das eleições em 2018.”

Deixe uma resposta