Durante reunião com o titular da Secretaria de Saúde, Iraci Neto, no  fim da última semana, o vereador Franco Cartafina, do PHS Uberaba (MG), apresentou o Projeto Vi-Ver, que ele mantém em parceria com o médico oftalmologista Leonardo Fernandes, do Instituto de Olhos de Uberaba, atendendo idosos de baixa renda com cirurgia gratuita de catarata.
 
É para esse projeto que o  parlamentar doa o valor que corresponde à diferença salarial referente ao reajuste aprovado para os vereador no ano passado, que Franco votou contra e não recebe desde então. Argumentou com o secretário, que a iniciativa tem zerado a demanda em algumas unidades básicas de saúde, bem como contribuído para diminuir a fila eletrônica do SUS. 
 
Franco sugeriu que juntos busquem uma alternativa semelhante para a realização de exames. "Talvez um mutirão de alguns como exames cardíacos, exames de sangue, Raios X, ultrassom", frisa.  

O vereador acredita ser possível conseguir apoio de laboratórios e clínicas da iniciativa privada, pois uma parceria dessa natureza amenizaria o sofrimento da população carente que espera na fila e salvaria muitas vidas. Iraci Neto recebeu a sugestão com bastante entusiasmo e entende que se a ideia tiver êxito será possível diminuir significativamente a fila eletrônica e,  quem sabe até zerar os pedidos  em algumas unidades. Franco sugeriu acompanhar o secretário em visitas a alguns laboratórios e clínicas para ver se existe possibilidade de firmarem uma parceria que beneficiaria toda a comunidade.

Vereador sugere mutirão para reduzir fila eletrônica para exames

Deixe uma resposta